Mãos livres! Aprenda a conversar com o seu smartphone
02 de Maio de 2015
Continua após a publicidade..
Usar fones de ouvidos para chamadas de voz é cada vez mais comum. Ainda assim, “conversar” com o celular ainda causa certa estranheza...
Comandar os smartphones usando apenas a voz está se comum no dia a dia de muita gente. O Caio e a Tatiane já usam a função em seus dispositivos há algum tempo. E eles não estão sozinhos. Uma pesquisa realizada recentemente em 17 países – no Brasil inclusive – afirma que 35% dos consumidores já buscam celulares que possibilitem fazer chamadas e enviar mensagens sem o uso das mãos.
O comando de voz está disponível em aparelhos com as três principais plataformas móveis: Android, iOS e Windows Phone. O Google Now, presente em dispositivos Android, foi o primeiro a entender português; recentemente, a Apple finalmente incluiu o português também no Siri – o sistema de voz dos iPhones e iPads. O Windows Phone também traz a função por meio do Microsoft Cortana, mas este ainda não entende nosso idioma.
Continua após a publicidade..
Integrados com serviços online como Wikipedia, Twitter e diferentes mecanismos de buscas, os softwares são capazes de efetuar buscas na internet, permitir que seu dono dite mensagens de texto ou e-mail, abra aplicativos específicos, consulte a meteorologia, faça contas na calculadora do aparelho e até encontre o melhor caminho através do GPS.
Quem usa os sistemas afirma que o melhor uso ainda é dentro do carro; dirigindo. Com o comando de voz, é possível se manter conectado sem tirar as mãos do volante.
A Tatiane já conversava com a Siri em inglês, mas agora fala em português com a assistente do seu iPhone. Para ela, o uso principal também é no carro; mas, em casa, o comando de voz da Apple facilitou também a vida do irmão pequeno.
Continua após a publicidade..
Praticamente amigo íntimo do Google Now, o Caio avisa seu smartphone com um simples “boa noite” que está indo dormir para não ser mais perturbardo e para que possa descansar tranquilo. Quando acorda, a primeira coisa a fazer é dar também “bom dia” ao seu companheiro digital.
Mesmo já sendo bem espertos, esses mecanismos de comando de voz ainda têm alguns passos para se aperfeiçoarem; o interessante é que o software se adapta conforme o uso do seu dono para entender melhor as solicitações e, com o tempo, dar respostas cada vez mais rápidas e diretas.
E você, também conversa com seu smartphone? Para quem não conhece, nos aparelhos da Apple basta segurar o botão Home para ativar o sistema; dá também para falar “E aí, Siri?” Mas esse chamado só funciona se o iPhone ou iPad estiver conectado a uma fonte de energia. Nos Android é ainda mais fácil: é só chamar “Google Now”… Na nossa página, você encontra um comparativo bem interessante produzido pelo nosso time online; acesse e confira as diferenças entre Siri, Google Now e Cortana. Depois, perca a vergonha e comande o seu aparelho com suas próprias palavras. Vale qualquer coisa: não há comandos padronizados. A ideia desses dispositivos é entender tudo que falamos. Experimente.