HÁ 12 ANOS SURGIA O MARACATU AFROBATUQUE COMO GRUPO DE CULTURA POPULAR E TRADICIONAL
Por CompartilharnaRede
No dia 17 de maio de 2013, nascia na cena cultural do Sertão de Pernambuco, o que veio a ser o maior Grupo de Cultura Popular e Tradicional da região.
Fruto do trabalho desenvolvido pelo Instituto Cultural Raízes e o Grupo Zumbi dos Palmares, a história que começa em julho de 2010 em Mirandiba e em setembro de 2011 em Floresta, com o Projeto Afrobatuque, gerou o GRUPO AFROBATUQUE, como assim foi denominado na oportunidade, reunindo crianças, adolescentes e jovens remanescentes de quilombolas e da Comunidade do Vulcão, na periferia de Floresta/PE.
Criado com a idéia de trabalhar vários ritmos afrobrasileiros presentes nos tradicionais batuques, o Grupo tinha como ponto mais forte o Maracatu de Baque Virado e, assim ficou identificado, como um Grupo de Maracatu.
Na referida data, realizou Cortejo Cultural pelas ruas centrais da cidade de Floresta, por ocasião da mobilização dos programas sociais, marcando o dia 18 de maio que é o dia de combate a violência sexual contra crianças e adolescentes. A apresentação ocorreu atendendo convite da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e do COMDICA - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O MARACATU AFROBATUQUE, nesses 12 anos de história como grupo cultural, consolidou-se como o principal Grupo de Cultura Popular da região, reunindo componentes de Floresta e de Mirandiba.
Para conhecer mais sobre o Maracatu Afrobatuque, acesse os links a seguir:
- BLOG
- INSTAGRAM
CONFIRA AS IMAGENS DESSE DIA NOS LINKS A SEGUIR:
VEJA TAMBÉM OS VÍDEOS DO DIA 17/05/2013
CORTEJO CULTURAL
APRESENTAÇÃO CULTURAL
