25 fatos científicos que na verdade não passam de equívocos
Por CompartilharnaRede
Nós acompanhamos as aulas de física, química e biologia na escola, assistimos a filmes e documentários, lemos notícias que indicam os caminhos mais recentes das pesquisas, mas, mesmo assim, às vezes nos escapa algum equívoco científico.
São informações ou curiosidades sobre diferentes aspectos da ciência que, por algum motivo misterioso, se transformaram em verdades e passaram a ser propagadas entre as pessoas. Para tentar derrubar esses mitos, o site Mental Floss selecionou 50 fatos científicos para serem derrubados. Desses, nos selecionamos 25 curiosidades que certamente você já acreditou ou conhece alguém que acredita. Vamos a elas:
1. O Brontossauro nunca existiu
Paleontologistas do século 19 colocaram equivocadamente o osso de um camarassauro no corpo de um apatosauro e acreditaram ter descoberto uma nova espécie. O erro foi descoberto em 1903, mas foi só em 1979 que os responsáveis pelo museu onde se encontra a ossada corrigiram o erro.
2. Pterodáctilos não são dinossauros
Não só os pterodáctilos, como também outros tipos de pterossauros, foram contemporâneos dos dinossauros mas, na verdade, foram répteis voadores.
3. O lado mais afastado da Lua não é necessariamente o lado mais escuro
Nós não enxergamos um dos lados da Lua por causa da posição da Terra. No entanto, o lado mais afastado do astro recebe a mesma quantidade de luz solar que o lado que conseguimos ver. Fonte da imagem: Reprodução/Cosmotography
4. A Lua não é a única responsável pelos movimentos das marés
Vale lembrar que a gravidade do Sol também exerce um papel importante sobre as águas do planeta.
5. O Sol não está queimando ou pegando fogo
O que vemos em fotos e representações, na verdade, é um enorme processo químico nuclear em que o Sol promove a transformação de átomos de hidrogênio em hélio.
6. Polaris não é a estrela mais brilhante que vemos no céu
Dependendo da época do ano, Polaris é classificada entre a 46ª e 49ª posição entre as estrelas mais brilhantes, ou seja, existem muitas outras que brilham mais do que ela.
7. As estrelas não cintilam
Ao contrário do que muitos pensam, as estrelas não piscam intermitentemente. Na verdade, elas refletem a luz que transpassa a atmofera, o que acaba, inclusive, distorcendo as imagens que chegam aos nossos olhos. Fonte da imagem: Reprodução/True Wild Life
8. As baleias assassinas não são baleias
Por mais contraditório que isso soe, as baleias assassinas são, na verdade, os maiores mamíferos existentes na família das golfinhos.
9. Água com sal não ferve mais rapidamente
Na verdade, ao acrescentar sal na água, aumentamos seu ponto de ebulição e atrasamos o processo de fervura.
10. As galinhas não precisam de um galo para botar ovos
Ao contrário do que muitos pensam, a presença do galo não interfere na rotina das galinhas poedeiras. Com ou sem a companhia do macho, elas continuarão colocando seus ovos normalmente.
11. O som que é tradicionalmente associado às águias não é produzido por elas
Certamente você já ouviu o som produzido por uma águia em algum filme ou documentário. No entanto, são as grandes as chances do som que você ouviu não corresponder ao barulho original do animal. O som que tradicionalmente relacionamos à águia-de-cabeça-branca (como você confere no vídeo acima) é, na verdade, produzido pelo búteo-de-cauda-vermelha, outra ave comum na América do Norte.
12. As moscas vivem mais do que 24 horas
Quem nunca ouviu falar que as moscas vivem apenas 24 horas? Pois, na próxima vez em que você estiver sendo perturbado por um desses insetos, lembre-se de que seu tempo de vida varia entre 20 e 30 dias.
13. Os girassóis não apontam para a direção do Sol
Contrariando a crença popular, os girassóis não seguem a trajetória do Sol longo do dia. O que podemos afirmar é que, em geral, as flores apontam para o leste.
14. Os humanos têm mais do que 5 sentidos
Dependendo da definição, é possível dizer que os seres humanos possuem entre 9 e 20 sentidos diferentes. Os estudiosos que defendem essa abordagem consideram o equilíbrio, a aceleração e o poder de sentir dor como outros sentidos, por exemplo. Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock
15. A língua não é dividida em partes sensoriais diferentes
Certamente você já ouviu alguém explicando que as várias regiões da nossa língua permitem sentir melhor o gosto doce, azedo ou ácido dos alimentos. Na verdade, a superfície da língua é equipada de papilas que sentem todos os sabores – doce, salgado, azedo e amargo – por igual.
16. As estações do ano não são determinadas pela distância entre a Terra e o Sol
Na verdade, são os 23,4° de inclinação da Terra que resultam na incidência de Sol variada em diferentes partes do mundo. A distância entre os dois astros não tem qualquer influência sobre as estações.
17. O equinócio não significa que o dia e a noite têm a mesma duração em qualquer parte do mundo
Ao contrário do que se pensa, o equinócio serve para marcar o dia em que a Terra está com seu eixo exatamente perpendicular ao Sol. Esse fenômeno é apenas um alinhamento astronômico que acontece duas vezes por ano e não significa que o dia e a noite terão a mesma duração. Na verdade, é no equinócio que o dia e a noite têm durações mais semelhantes.
18. Um raio pode cair várias vezes no mesmo lugar
Um raio pode – e cai! – mais de uma vez no mesmo lugar. O Empire State Bulding, nos Estados Unidos, é um dos principais prédios que pode derrubar esse mito: a construção foi atingida mais de 100 vezes somente no ano passado.
19. Os meteoros não caem na Terra pegando fogo
Uma das cenas mais comuns do cinema criou no nosso imaginário a ideia de que os meteoros sempre chegam a Terra (ou qualquer outro lugar que esteja em suas rotas) em chamas. No entanto, isso não é verdade e a ciência já se deparou, inclusive, com meteoros cobertos com gelo.
20. Não existe um produto químico que mude de cor para indicar que alguém fez xixi na água
Alguém já deve ter enganado você com aquela velha história de que existe um produto na água que vai mudar de cor se você fizer xixi. Saiba que essa informação não é verdadeira, mas é muito útil para manter um bom convívio dentro da piscina.
21. O álcool não destrói as células cerebrais
Mas isso não quer dizer que ingerir grandes quantidades de bebidas não vai trazer nenhum tipo de prejuízo para o seu organismo, certo?!
22. O centro da Terra não é formado de matéria líquida
Mais uma vez, por algum motivo misterioso nos levaram a pensar que o centro da Terra é formado por uma matéria líquida. A verdade é que a parte mais central do planeta é constituída de uma densa bola de ferro e níquel. Fonte da imagem: Reprodução/Live World News
23. A maior parte dos diamantes não vem do carvão
Difícil acreditar que o mesmo material usado para escrever também pode se apresentar em forma de diamantes na natureza. Mas vale lembrar que os diamantes de carvão são a minoria, já que as pedras preciosas foram descobertas antes das plantas, portanto, antes mesmo do carvão.
24. Galileu Galilei não inventou o telescópio
Na verdade, ele melhorou drasticamente o aparelho que havia sido criado anteriormente.
25. Charles Darwin não é o autor da frase “a sobrevivência do mais apto”
A citação que aparece no capítulo 4 de “A Origem das Espécies” não passa de um empréstimo do filósofo inglês Herbert Spencer, o autor original do conceito.